Sunday, November 20, 2005

O grande jogo de ontem

Custou tanto. Toda a segunda parte. Já se adivinhava o que ía acontecer... Não se pode jogar com meio guarda-redes nem com erros defensivos daqueles. Nem o penalty caído do céu ajudou, já que seria compensado por um fora-de-jogo incrível (daqueles em que o jogador está sempre fora-de-jogo).

O raio do jogo custou tanto que pouca vontade tinha para ver o Real Madrid - Barcelona, o que contrastava com a expectativa do resto da malta. O café onde tinha visto o Benfica estava cheio desde que cheguei (às 18, o jogo era às 20), tive que ficar em pé para ver o Benfica. Minutos antes de começar, ouve-se o hino do Barça no soundsystem e toda a gente bate palmas ao som da música. O ambiente era impressionante.

Vi a primeira parte com um italiano que repetia de vez em quando "Ok, isto é muito divertido e tal, mas isto não é futebol. Onde está o meio-campo?". Verdade, mas grande joga. Nesta altura o Barça já ganhava. No intervalo fui para o centro da cidade, ter com uns amigos que estavam num english pub qualquer. O ambiente era pior, mas a estrangeirada torce toda pelo Barça. Vi show Ronaldinho e depois fui para a rua. As ruas estavam cheias de gente, mais que num sábado normal, e preparava-se festa. Havia velhotes à janela com bandeiras do Barça, muitos cânticos e buzinas em carros cheios de gente. Mais tarde, quando ía para casa, vejo um fogo numa das ruas da Rambla mas já não se percebe o que estavam a queimar. O chão estava cheio de sinais de festejo e em casa ainda ouvia gritos e comemorações.

Infelizmente, a minha disposição não estava à altura da festa. O futebol consegue ser muito cruel.