Thursday, October 06, 2005

Teaching Assistants e Praticals

Ponto prévio: é essencial perguntar o que se vai fazer na próxima aula prática. Não percebo a utilidade de regurgitar a resolução dos problem sets que se passou uma semana a resolver. Podia ser uma aula de dúvidas, uma selecção dos problemas em que as pessoas tiveram mais dificuldades, mas as duas primeiras praticals foram demasiado más para ser verdade.

Claro que os assistentes têm culpa. Já tive bastantes, já passei por lá e parece-me que o nível aqui é bastante baixo. O de Econometria até é um tipo porreiro mas fica demasiado nervoso e defensivo na aula, além de estar constantemente a lutar com o inglês. A de Macroeconomia é um caso à parte. Fascinante. Já tinha ficado intrigado quando o Professor se referiu a ela na aula com um "very nice girl". Hoje foi a primeira sessão. Nem sei como explicar, mas pensem no que sentiram durante o filme mais triste que já viram. A voz tremia como se a correcção do problem set de macro fossem memórias do Holocausto, no fio da navalha para se espalhar em soluços e ranho. Na cara, um olhar sem expressão, gélido, para lá de qualquer emoção, duma vítima do pós-guerra na Europa de Leste. Desconcertante. Não ajudou a forma defensiva, tudo na voz, com que insistia que um resultado para a velocidade de convergência era a definição de velocidade de convergência, muito menos o ritmo lento, desesperante, com que resolvia o exercício no quadro. Para acabar a ilustração, uma história do final da aula. Uns tipos turcos tiveram uma nota mais baixa porque emprestaram o problem set a alguém que entregou uma versão demasiado próxima (estes tiveram nota completa, o critério foi o primeiro corrigido). Nada de anormal até aqui. Entretanto o episódio prolongou-se até que um dos turcos começa a perguntar-lhe descaradamente: "Quando é que um aluno de PHD perde o espírito de ser aluno? Quero saber porque também quero fazer o PHD e quero estar preparado". A TA responde-lhe imediatamente com o ar mais gélido de sempre: "Eu não saberia, porque nunca tive esse espírito", enquanto punha de lado a tristeza para torcer o pescoço a um coelhinho branco com a voz. Foi enorme.

Conclusão: bastante expectativa em relação ao assistente de Microeconomia (3 maus em 3 é demasiado mau). Amanhã a aula será a correcção do primeiro problem set, exercícios do primeiro capítulo do Mas-Colell (bocejo), mas talvez apareça nos primeiros minutos para ver a espécie.

1 Comments:

At 11:50 AM, Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! »

 

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